Novos postos de controle serão construídos na Amazônia 

Plano de segurança pretende criar 34 novas bases fluviais e terrestres

12/07/2023 às 16:32 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

Novo plano de segurança para a Amazônia pretende criar 34 novas bases fluviais e terrestres com patrulhamento de policiais federais e estaduais. De acordo com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, a ideia é usar recursos do Fundo Amazônia para custear a construção desses postos de controle.

"Estamos propondo 34 novas bases, fluviais ou terrestres, dependendo da realidade de cada estado. Em cada base, teremos atuação da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional e as polícias estaduais. E, quando for o caso, das Forças Armadas, sobretudo na faixa de fronteira", afirmou o ministro.

Pontos do plano de segurança incluem a ampliação e modernização dos meios navais que patrulham os rios da Amazônia, a modernização da rede de Capitanias, delegacias e agências da autoridade marítima, suporte dos pelotões da fronteira, o aumento de operações na Amazônia, aquisição e modernização de sistemas aeroespaciais e de equipamentos logísticos para as Forças Armadas.

O plano prevê também aparelhamento e modernização de meios e infraestrutura dos órgãos de segurança pública que atuam na Amazônia Legal, a implantação do Centro de Cooperação Policial Internacional, com sede em Manaus, para a proteção da Amazônia, e de centros integrados de comando e controle, com ênfase em inteligência integrada.

Com informações Agência Brasil
Foto: Ivars Utināns/Unsplash


Últimas Notícias